quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Manifesta!


O que aconteceu no Teatro José de Alencar no dia 18 de setembro foi magnifico, comemorando 30 anos de Massafeira e inspirados pela coletividade que os moveu, o Manifesta juntou muita coisa boa no espaço que, na minha opinião, é o mais bonito da cidade.
Durante as doze horas em que estivemos lá eu vi e vivi uma série de acontecimento que mostraram o quanto aquela noite foi boa, eu vi o Ronald desesperado para comprar o livro, vimos os caras entoando o Hare Krishna durante uma hora na entrada do Teatro!! Vi a ansiedade das pessoas antes de entrar no palco principal e vi também uma perfomance espetacular, sinais de que estávamos para presenciar algo incrível. Houve em seguida o vídeo, com fotos da turma que compunha a massafeira em 1979 e 1980, vale ressaltar a salva de palmas mais do que justas ao grande articulador Augusto Pontes e ao grande poeta Patativa do Assaré - sinal de que suas realizações não estão perdidas! -, aquilo me fez pensar como a produção cultural do Ceará já foi rica, com aquela galera toda se reunindo, pessoas mais velhas, outras mais novas, mas todas com o mesmo espirito de mudar alguma coisa. Em seguida pudemos sentir o gostinho do que foi a Massafeira, o show de Ednardo, Rogerio e Regis, Calé Alencar, Rodger, Chico Pio, Lucio Ricardo (esse é foda) e um baixinho invocado chamado Pingo de Fortaleza. O show desses caras, apesar de erros em algumas musicas, foi algo inesquecível, só aquilo já era suficiente para eu sair de lá com a alma lavada e com a sensação de que senti pelo menos um pouquinho do que foi a Massafeira.
Mas, o grande momento da noite ainda estava para chegar, então em determinado momento Ronald, que estava sumido, volta e diz para gente onde fica o camarim, vamos todos correndo pra lá e entramos mesmo sem autorização. Foi uma briga para entrar no camarim do Ednardo, mas lá fora ao esperar para entrar conhecemos Rogério, Regis, Rodger, Lucio Ricardo e Chico Pio, e para nós eles eram apenas pessoas que admiravamos e que cantavam músicas que gostamos, e naquele momento eles estavam a nossa frente e conversando conosco, foi um dos momentos mais brilhantes da noite. Em seguida descemos para dar uma volta pelo TJA e encontramos várias formas de expressão artistica e para onde você fosse olhasse havia algo para ser apreciado, entre essas andanças encontramos novamente Lucio Ricardo, louco, alucinado e muito entusiasmado, falamos logo da banda (a Vivace), ele conversou com a gente toda a noite, bebemos com ele, falou o que tava achando daquilo tudo, exportamos em sua direção toda a nossa admiração e acredito que ele saiu de lá da forma que todos os artista que estavam na Massafeira deveriam se sentir: Reconhecido! Além de soltar um aueiforisma brilhante: "Gente, nós precisamos nos libertar da Souza Cruz!!".
Fico triste ao pensar o quanto eles não são reconhecidos pelo público, somente alguns poucos escutam e percebem a genialidade deles, estou falando aqui de perceber o talento dessas pessoas, de coloca-lás no seu devido lugar que é de representas da verdadeira Música Cearense. Enfim, o Manifesta foi o maior e melhor evento que aconteceu nos ultimos tempos nessa cidade e foi importante para que a Massafeira fique sempre na nossa memória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário